domingo, 30 de agosto de 2009

The Mahavishnu Orchestra



Banda de Jazz Fusion formada em Nova York formada em 1970

O grupo foi acima de tudo uma criação do guitarrista John McLaughlin, à sua imagem e semelhança. McLaughlin, após tocar no histórico grupo de Miles Davis, nos álbuns In a Silent Way e Bitches Brew, e participar também do Lifetime de Tony Williams, lançou-se em 1971 ao projeto de formar seu próprio grupo. O nome Mahavishnu Orchestra denuncia o interesse de John pela filosofia oriental, do mesmo modo que os títulos dos discos lançados pelo grupo.

Inicialmente o grupo contava com a presença de McLaughlin à guitarra, Billy Cobham na bateria, Jerry Goodman ao violino, Jan Hammer nos teclados e Rick Laird ao contrabaixo. Essa formação gravou três discos (The Inner Mounting Flame, Birds of Fire e Between Nothingness and Eternity) e fez furor junto a um público mais amplo do que o do jazz, graças ao estilo próximo do rock progressivo, ao virtuosismo de seus integrantes e ao alto grau de sofisticação do material sonoro apresentado.

A segunda formação da Mahavishnu, de maiores proporções, contava com Jean-Luc Ponty ao violino, mais a tecladista e vocalista Gayle Moran, o baixista Ralphe Armstrong (que depois tocaria no grupo de Ponty) e o baterista Narada Michael Walden, entre outros. McLaughlin, sempre desejoso de pintar quadros sonoros grandiloqüentes, usuou fartamente recursos de orquestra sinfônica (dirigida por Michael Tillson Thomas, um regente amigo da fusion). Esta formação lançou dois discos: Apocalypse e Visions of the Emerald Beyond.



Formação:

John McLaughlin
Danny Gottlieb
Jim Beard
Jonas Hellborg
Bill Evans
Billy Cobham
Jan Hammer
Jerry Goodman
Rick Laird
Jean-Luc Ponty
Ralphe Armstrong
Gayle Moran
Narada Michael Walden
Stu Goldberg
Mitchel Forman






Sessão 4 The Mahavishnu Orchestra


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Weather Report


Em mais um programa dedicado ao Jazz Fusion Chico Marshall mostra o trabalho da Weather Report, banda americana formada na década de 70. Junto com outros grupos como Return to Forever, Mahavishnu Orchestra e The Headhunters, é um dos expoentes do estilo que influenciou vários artistas do rock especialmente o progressivo.

Vamos ouvir faixas que dão uma boa amostra do trabalho do grupo.



Começamos com "Umbrella" e "Waterfall" do disco Weather Report (1971)



Parte I



Parte II



Birdland e Havona, do álbum Heavy Weather (1977).




Parte III